AMERICO-PHOTO.png

Américo Mateus

P A R T N E R

PT

Américo Mateus, doutorou-se em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora onde desenvolveu e validou, entre pares, uma metodologia de Design para a inovação chamada IDEAS(R)EVOLUTION.

 

Tem mais de 50 artigos científicos publicados e coordenou a implementação de mais 48 casos reais, aplicando e validando a metodologia IDEAS(R)EVOLUTION em diferentes setores, desde start-ups a PME’s, grandes empresas (como a EDP e o Grupo IMPRESA), bem como o sector social, territórios, educação e em projetos focalizados na criação cultura criativa organizacional.

Atualmente é professor auxiliar do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Universidade Lusófona. É coordenador do ISHIP / ISMAT - Investigação, Inovação & Empreendedorismo. É vice-diretor do HEI-LAB/ULHT - centro de investigação que junta a psicologia e o Design e coordenador do CIEC – Centro de competências em inovação para a Educação e Cidadania da ULHT.

 

É ainda membro investigador de projetos europeus liderando processos participativos e de cocriação pelo Design. É um empreendedor ativo nas áreas de Design e Inovação, Marketing, Inovação Social e Criatividade. É um pensador sistêmico, criador de cursos, líder criativo, criador de modelos, processos e ferramentas e, na sua essência, é um provocador, disruptor e um agente de Mudança pela força das ideias. A sua paixão é desafiar os dogmas e paradigmas existentes, aplicando métodos de pesquisa concebidos “através dos olhos do utilizador / consumidor”. Acredita na "Ciência para o mercado" e seu trabalho como facilitador de inovação senior e criador de polinização cruzada é reconhecido por seus colegas de trabalho, estudantes e pares. A sua procura por “fazer as coisas de maneira diferente e melhor” faz dele um líder inspirador nas temáticas do Design para a inovação, sendo ainda orador convidado nacional e internacionalmente sobre criatividade e o pensamento do Design.

EN