LUCAS-PHOTO.jpg

Lucas Pena

P A R T N E R

PT

Lucas Pena é brasileiro naturalizado espanhol e antes de se dedicar ao Design esteve na Universidade Federal do Mato Grosso – Brasil, onde frequentou as Licenciaturas de Direito e Filosofia. Entretanto a criatividade sempre teve um lugar especial mesmo estando em cursos que por ora não são conhecidos por trabalhar a vertente criativa. Com um giro de 180º em sua carreira voltou a sua cidade natal, São Paulo, e iniciou a Licenciatura em Design Gráfico e Digital pelo Istituto Europeo di Design. 

 

Em 2015 mudou-se para Portugal e continuou os seus estudos em Design pela Universidade de Évora, estando ali por 1 ano até ir a residir em Lisboa e terminar, em 2017, sua Licenciatura pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sendo Monitor Assistente deste Curso no seu último ano. Neste tempo foi convidado a participar como Junior Researcher no Projeto Europeu “Innovation for Education”, das Lezírias do Tejo, onde auxiliou e dinamizou inúmeros Workshops colaborativos, com o foco nos processos de Ensino/Aprendizagem e Práticas Pedagógicas Ativas para a implementação de Salas de Aula do Futuro nos Agrupamentos de Escolas desta região.

 

Em 2018 frequentou a Especialização em Digital Art Direction and Creativity pela EDIT. – Digital Disruptive Education, em Lisboa. De 2018 a 2020 foi Diretor de Arte no Projeto Europeu “Rethink” - ULHT, Lisboa e no Partis Project - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Atualmente é Docente da Licenciatura em Design de Comunicação - ISMAT em unidades de design e multimédia. Junior Researcher no Projeto Europeu “Innovation for Education”. É co-fundador da oficina2CDA design+architecture collaborative atelier onde já criou Identidades de Marca em Portugal, Espanha e Brasil, atuando também como Video Art Director para 080 Barcelona Fashion Week. 

 

O seu foco de trabalho é a sinergia entre as metodologias e os processos criativos para a elaboração de projetos que cruzam diferentes áreas: desde o Design Gráfico e Digital, Motion Design, Video Art e Design Thinking. 

 

Em busca de maior formação académica e profissional está a frequentar o Master of Arts em Design pela London School of Design and Marketing creditado pela University for the Creative Arts, da Inglaterra. 

EN